texto

textos

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pedra, ar, água e lama


Agora eu entendi o que Henrique quis dizer com ‘todos amam teatro, mas o teatro não ama todos’.
Em uma cena artística o público gosta de ver o que arrepia, o que emociona, o que supera as expectativas dele. Eu não vou mentir para vocês... mas passar uma mensagem para o povo há de ser fácil, pois somente sendo assim ele agradece ao artista pelo bem estar que lhe é proporcionado, vendo uma peça, mas independentemente disso o próprio artista tem que se sentir confortável no papel de estar ali se expondo e se esquecer de tuuuudo !! Somente fazer o que é necessário. Simples assim. Sendo ele mesmo.
Amanhã é a apresentação da performance, vou lhes contar uma coisa, ainda não estou, digamos confortável no cenário butoísta agregado a ele a dança afro.
Mas depois de dez dias de treino, aulas, danças, conversas, direções, transições, tom, criação, elaboração, não interpretação melhorei consideravelmente o que eu fazia... não é mesmo diretor!?
Imagino uma linha segurando cada ponta do meu corpo e me puxando lentamente todas as partes, até o que não é visível...
Transformo-me nos elementos água, lama, pedra e ar... na dança afro-butoh...sou as formas líquida, pastosa, dura e leve... danço...danço...danço...
Siga essa energia!

Dani

beijooss

quarta-feira, 28 de julho de 2010

As nuvens são o acúmulo das gotículas condensadas do vapor


Diluidora, transportadora, resfriadora a água pode ser encontrada na natureza sob a forma sólida, líquida e gasosa.
Precisamos da água para adubar a terra, para alimentar o gado, para tomar banho...
A água é encontrada nos oceanos, mares, lagos, rios, riachos, canais, lagoas ou poças, nas ondas do mar, nas cachoeiras, num riacho cristalino, na neve sobre as montanhas, nos lagos espelhados, na chuva sobre as plantas, no orvalho...
O gelo é o estado sólido, seu aspecto é semitransparente, um estado de tensão total da água.
Somos água e assim como a água tem suas fusões, sublimações, condensações, calefações, ou seja quando o líquido recebe grande quantidade de calor e se torna gás rapidamente, em nós a água passa do estado líquido para a forma vapor, quando a bebemos e ela pelos poros evapora.
Esta energia nós temos para sobreviver e também está presente na água quando ela faz uma sublimação, isto é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido, que cênico!
Percebem?!
Que coisa esta energia... neah!!!
Energia vital, energia natural, energia divina, energia da dança butoh!

Siga essa energia...

Dani
Beijooss

terça-feira, 27 de julho de 2010

Ar e Água


oi amigos!!!
Estou trabalhando muito meu corpo e minha mente para fazer uma boa apresentaçaõ, na performance de sábado, serei somente alma...
Ai gente, estou tão ansiosa!
Enquanto aguardo o tempo passar, também estou na confecção da roupa que vou usar para ser o vento e a água, dançarei inspirada em movimentos das personagens mitológicas Oxossi e oxum.
Oxossi representa o vento, ele é um caboclo caçador da mata, a curiosidade e a observação são suas características mais presentes.
Oxum é a água fértil em abundancia é a beleza da natureza é a forma feminina da vida...
Bem então farei uma performance com base na dança butoh sendo o ar e a água.
Mas não pensem que isso é fácil...muito pelo contrário... achar o tom da dança sem interpretar as personagens há de sair das minhas víceras.

Estou treinando, espero conseguir!


Dani
Beijoooss