texto

textos

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Personagens da minha vida


Hoje eu me diverti muito com um musical infantil, o espetáculo NO TRIÊRO DOS MENINOS CANTIGAS E CAUSOS. Estava bom demais! Curti o tempo que passei ali, no teatro, com minha amiga Carol, na plateia eu ri, cantei, bati palmas, vi as personagens, cada uma com uma personalidade diferente, o Catingueira, com seu violão plangente, a faceira Violeta, a graciosa menina de fita, o gente boa do palhaço Massaroca.
Personagens que existiam, ali, naquele momento, por causa do artista que empresta o corpo para criá-las, ele cria qualquer uma, podendo ser excêntrica, exótica, engraçada, dramática, irônica, cantora, palhaço, ursinho, garoto novo, menina legal, mulher bonita, o monstro, o anjo, o mendigo etc, etc, etc.
Eu aaamo teatro! Gosto de ver e gosto de experimentar a emoção de ser outras pessoas, isto é, interpretando. Bom, falo isso porque recentemente personifiquei a prostituta Geni, da obra: Toda nudez será castigada, texto de Nelson Rodrigues, ela era insossa, e também fiz a persona Lisístrata, Da obra: Lisístrata; A Guerra dos Sexos, do teatrólogo grego Aristófanes, Lisístrata estava debochada...
Bem, meus amigos, sei que meu currículo de interpretações é bem pequeno,preciso aprender outras, entretanto têm mais duas personagens que fiz, para somar a esta humilde lista, as fiz na faculdade de Letras, em Minas Gerais, era para um trabalho de literatura brasileira: Fiz o poeta, romântico Casimiro de Abreu, ele era bêbado e doente, e fiz a meretriz Hilda furacão, ela era apaixonada pelo padre.
Sei que isto é apenas o começo de uma extensa lista de personagens que quero interpretar, ainda nesta vida, no momento faço curso livre de teatro, sem outras personagens em vista por ora, agora serei somente eu, Dani a curiosa, a esposa, a desastrada, a professora, a aluna de musculação,a ingenua, a aluna de dança do ventre, a que fala sem pensar, a que chora à toa e em filmes, a inquieta, a questionadora, a chata, a que erra, a amiga, a filha...
Gosto de fortes personagens, elas enriquecem minha vida, dando-me o prazer de conhecê-las tão a fundo, a ponto de ver os seus nuances, conotações, entonações, posturas, pensamento, sentimentos... isto é loucura?!
Não, não. É arte!

Beijooo
Dani