texto

textos

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Cultura, a Educação e a Socialização: Fatores de humanização.

A palavra Cultura se originou da palavra latina colere cujo significado é cultivar. Segundo o antropólogo britânico, Edward B. Tylor “a cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Em Roma no Latim, o antepassado etimológico (etmologia é o estudo da acepção original do termo) da palavra Colere tinha a interpretação de ‘Agricultura’, referindo-se ao cultivo da terra para produção de especies vegetais uteis ao consumo do homem.
Varios cientistas definem Cultura associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade. De acordo com o antropólogo, Ralph Linton, “como termo geral, cultura significa a herança social e total da humanidade, assim, cultura como um todo compõe-se de grande número de culturas, que manifestam as características dos indivíduos nas sociedades”.
Cultura é criação! É um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que confere sentido à vida dos seres humanos. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovem a cada dia.
Como afirmam os sociólogos ‘o homem só se torna homem porque vive em grupo, contendo formas de organização, costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivencia e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo’.
Alguns traços da cultura se perdem outros se adicionam, em distintas velocidades nas diferentes sociedades. Três mecanismos básicos permitem esta mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos; a difusão de conceitos a partir de outras culturas e, o mais importante, a descoberta definida como um tipo de mudança cultural originado através da revelação de algo desconhecido.
Neste âmbito, os professores se fazem necessarios pela linda arte de ensinar! A educação engloba os processos de ensinar e aprender, é um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas.
A educação é responsável pela manutenção da sociedade a partir da transposição de ideias às gerações que se seguem e dos modos culturais de ser, estar e agir que são aspectos necessarios à convivencia e ao ajustamento de um membro no seu grupo. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, conforme o grupo ao qual ela se aplica e se ajusta na forma considerada padrão para a sociedade, como as escolas por exemplo, haja vista que o processo de aprendizado não ocorre necessariamente somente na escola, mas também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do individuo.
A escola é o espaço de transmissão de culturas específicas. Então o professor é o responsável pela funcionalidade de uma sociedade, fenômeno quando ocorre qualquer forma de aprendizado passado de um individuo a outro, este processo pode também ser chamado de socialização.
Para o processo de socialização existe uma cultura escolar primária onde a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socialização primaria tem um valor primordial para o individuo e deixa marcas muito profundas em toda a vida, já que é nesta etapa que se constroi o primeiro mundo do individuo.
Existe também, na cultura escolar, a socialização secundaria,que é todo e qualquer processo subsequente que introduz um individuo já socializado em novos setores do mundo objetivo dele, como: a escola; os grupos de amigos; o trabalho; o lazer; a empresa; a familia; os inimigos; os cultos religiosos; ao comprar algo; ao ler um livro; ao imitar alguém; ao assistir TV ou a um espetáculo cultural; ao ir ao médico e até quando estiver olhando para um quadro para 'descansar do contato’ com as pessoas.
Portanto em qualquer momento da vida de uma pessoa estará acontecendo a socialização por isso, Platão, filósofo e matemático do período clássico da Grecia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da primeira Academia em Atenas, na obra A República, já alertava para a importancia do papel do professor na formação do cidadão.
Vamos, amigos, promover muita cultura, educação e socialização?
Beijooo
Dani