texto

textos

sábado, 25 de setembro de 2010

A mente nossa de cada dia


Adoro analisar a minha mente. Gente, fico viajando imersa em meus pensamentos, conflitos, neuras, loucuras, amor, raiva, solidariedade, felicidade, dúvida, insegurança, ansiedade,remorso, vontade, enfim...muitos sentimnentos em determinadas situações e me pergunto por que fiz isso ou aquilo, questiono a mente de outras pessoas o que é mais difícil ainda...
Nossa mente age de acordo com uma configuração, isto é, através de certas leis, os elementos ligam a mente aos canais sensoriais (percepção)e à memoria (pensamento, inteligencia e resolução de problemas).
Esta configuração, então, é a soma dos sentidos mais a inteligencia. Para este comportamento os psicólogos chamam de Psicologia Gestalt.
Este é um campo da psicologia que estuda os fenómenos da criação e da percepção artística desde um ponto de vista psicológico. Teria haver com Stanislavyisk? Creio que sim...
Ui, ui, ui adooro isso!
Gênios como Gustav Theodor Fechner, Sigmund Freud, Rudolph Arnheim, Lev Vygotski e Howard Gardner são cruciais neste estudo psicológico da mente humana.
Interesso-me por este estudo porque quero entender a minha mente,ou seja, eu mesma,e também o que é Id, Ego e Superego.
Teoricamente constroi-se em termos cuja atividade e interação entre mente e vida é descritiva. Conforme pesquisas sobre a nossa psiquê ela divide-se em três partes: id, ego e superego.
A id é estabelecida pela tedência do instinto; ego é a parte da organização da realidade e superego faz uma crítica às regras moralistas, à id e à ego.
A id é a parte mais obscura do cérebro, responsável pelo prazer de satisfazer o instinto, o indivíduo observa, principalmente, as próprias vontades e executa-as.
O ego consiste em organizar partes da personalidade para formar opinião, é uma parte estruturada da mente que abrange áreas defensivas, não só a percepção organizada da informação cognitiva, mas também a parte que executa funções. O consciente, isto é, o que é real, o estado atento, conscio, ciente sobre algo, reside na parte, a qual os psiquiatras chamam de ego. O ego ajuda-nos a organizar nossos pensamentos.
O superego é a parte da personalidade que pensa a ética, é o componente da mente que providencia a conduta moral, forma pela qual o ego inicia a operação da elaboração do pensamento crítico, o superego é responsável pela parte de proibições e inibições.
Pois é amigos o seu cérebro lhe domina, o meu me domina por isso vamos procurar cuidar deles para vivermos da melhor forma, viver mentalmente em paz.
Beijos

Dani
;)
.
.