texto

textos

sábado, 6 de novembro de 2010

Índio Goytacás



Os ancestrais dos fluminenses, moradores das regiões de Campos e Macaé, também foram os índios Goitacases, esta etnia raspava a cabeça para eles terem mais agilidade na água, eles eram ótimos nadadores, caçadores e corredores. Fisicamente possuíam pele mais clara, eram mais altos e robustos que os outras tribos de índios. Eles tinham hábito de dançar em festivas, usando o jenipapo para pintura do corpo. Alimentavam-se de frutas, raízes, mel e principalmente, caça e pesca.
Os Goitacazes tinham o hábito de trocar coisas com o portugueses, recebiam quinquilharias, coisas sem valor e davam suas riquezas, como exemplo o pau-brasil. Eles também eram supersticiosos com a água, não bebendo de rios e lagoas, mas sim de cacimbas.
O índio Goitacás é o senhor absoluto das terras no tempo da Capitania de São Tomé, depois do Paraíba do Sul" Relato de Osório Peixoto em seu livro "1001 anos dos Campos dos Goytacazes".
Os Goitacazes sempre foram hospitaleiros com os náufragos e os fugitivos, além de convidarem tribos amigas para suas festas nas aldeias. Veneravam o ser supremo, Tupã, ao qual se dirigiam com voz de lamento nas ocasiões de trovoadas. Os colonizadores de tudo fizeram para exterminar os antigos habitantes da planicie, dando a eles até roupas de doentes para que morressem em grande quantidade, muitas vezes a tribo inteira morria de uma só vez. Os portugueses brigavam com os índios pelas terras e com isso, eles foram dizimados. Para a história dominante, os colonizadores foram herois que desbravaram terras selvagens, enquanto os índios eram apenas animais que se alimentavam de carne humana. Como vimos, a realidade não foi bem essa, e, se alguém teve os direitos desrespeitados, foram os índios, expulsos do lugar que sempre habitaram.
Sendo assim isto me repugna!
Um beijo amigos

Dani
.
.