
A dança do ventre é muito apreciada, estudada e praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. É comum atribuir a origem da dança do ventre a rituais oferecidos em templos antigo em agradecimento à fertilidade feminina e às cheias do rio Nilo, o que representava fartura de alimentos para a região.
Datada entre 7000 e 5000 a.C, acredita-se que, a dança do ventre era praticada nas antigas civilizações como a suméria, acádia, babilônica e egípcia. Esta dança era realizada por sacerdotisas treinadas desde meninas para servirem como canal da deusa Ísis, que segundo a mitologia é protetora da natureza e da magia, amiga dos escravos, pescadores, artesãos, oprimidos, também é a que escuta as preces dos opulentos, das donzelas, dos aristocratas e governantes. Ísis é a deusa da maternidade e da fertilidade nos rituais religiosos, é possível que alguns dos movimentos desta dança, como as ondulações abdominais superior e inferior, já fossem conhecidos no Antigo Egito, com o objetivo de ensinar às mulheres os movimentos de contração do parto. A mulher, que é a intérprete desta arte milenar, deve transmiti-la com amor e respeito.
Realizada somente em templos, com o passar do tempo a dança do ventre começou a fazer parte de grandes solenidades públicas nos palácios, o que fez com que ela se popularizasse com a invasão árabe e muçulmana no século VII, quando ocorreu uma miscigenação de culturas e a dança se espalhou pelo resto do mundo, através dos viajantes e mercadores.
Os movimentos são inspirados nos animais, como camelos e cobras; são marcados, ainda, pelas ondulações abdominais, de quadril e de tronco isoladas ou combinadas, mais ondulações de braços e mãos, com movimentos aliados à música e à sinuosidade, semelhante a uma serpente, além de tremidos (shimmies) e batidas de quadril, oitos, ovinhos, twists, deslocamentos entre outros também é inspirada nos quatro elementos, terra, fogo, água e ar; e em toda a natureza.
Esta dança milenar sempre foi uma celebração à vida, por possuir elementos corporais e sexuais femininos, a origem remonta ao Período Matriarcal, nesta dança os movimentos revelam muita sensualidade, fato que mexe com a fantasia e o emocional da mulher estimulando-lhe a exercitar o corpo, melhorando a postura corporal assim acaba com inibições e inseguranças. Mesmo quem acha que tem o corpo feio, dançando vai descobrir uma silhueta linda, num processo natural. Com ênfase nos quadris, abdome e tronco, a dança trabalha os movimentos sempre em relação ao chão e com projeções, exigindo equilíbrio.
A dança pode ser feita utilizando-se de instrumentos como espada, véu, bengala, snujs (como castanholas de metal), punhal, candelabro, jarro, taças e pandeiro. Os principais instrumentos musicais utilizados na apresentação eram a flauta, o clarinete duplo, o oboé duplo e a trombeta.
Minhas amigas, esta arte milenar, da dança do ventre, vale a pena se esforçar e aprimorar os movimentos de quadris, do tronco, balançar a cabeça, movimentar sinuosamente braços, mãos e ombros, focar o olhar entre os véus, gestos envolventes de mistério e beleza que apimentam a vida a dois, e é um tremendo prazer em assistir uma vez que vibrações, contrações, impacto, ondulações e rotações envolvem o corpo da dançarina como um todo, criando um ambiente muito sensual.
Dani
beijooo
.
•
Interessante esse texto!Não sabia que á dança do ventre existia a tanto tempo,muito velha,mais muito bem apreciada.Não tenho precomseito comtra os 'HOMENS'dançarem esse dança,ao comtrario acharia muito mais interessante se os Homens dançarem esse tipo de dança!!Amanha voce bem que poderia fazer os meninos dançarem essa dança,séria muito engraçado.Deus que comtinue te abenssoando cada vez mais.Parabens por ser essa professora tão boa,feliz e linda. Bjinn Tatah!!!♥
ResponderExcluirum dia quem sabe...linda é vc Tatah!!♥
ResponderExcluirCaramba, Dani... bem informativo este post. E olha que eu sempre associava dança do acasalamento somente aos pássaros...rs. Vou indicar, meio sem querer, este post a minha esposa... Abraço.
ResponderExcluirSiim,sou euzinha♥
ResponderExcluirOi Bauru.......deve sim indicar a dança do ventre a ela, ela vai amar e você também!!
ResponderExcluir